Varejo em tempos de covide

 Um espaço para manter o varejista informado sobre os dados do varejo, a movimentação dos players do mercado e as grandes decisões que influenciam um dos setores mais importantes da economia.

Varejo de moda em alta e nas ruas
A Inloco Insights, desenvolvida pela Inloco, ajuda varejistas a monitorarem o fluxo de todas as suas lojas, compararem performance com a concorrência e entenderem a jornada offline de seus consumidores. De acordo com levantamento da empresa, o Varejo de Moda teve seu segundo dia de maior tráfego de pessoas em 2020, no último sábado (8/8), véspera do Dia dos Pais.

Segundo o estudo, o setor está em recuperação desde o início da reabertura em algumas cidades. O gráfico abaixo mostra que no dia 8/8, sábado anterior ao Dia dos Pais, as pessoas saíram às ruas para fazer compras. No entanto, as visitas a shoppings, que antes da pandemia eram maiores do que do varejo em geral, ainda não retomaram na mesma velocidade, demonstrando de forma clara que as pessoas estão visitando mais lojas de rua.

É de casa e é digital
Desde sábado (8) a TV Globo passou a usar um formato inédito de publicidade no canal, em parceria com a varejista Casas Bahia. O programa É de Casa, passou a contar com o “T-Commerce”, uma indicação na tela que possibilita encontrar produtos inspirados no cenário da atração no site da Casas Bahia.

Caso o telespectador se interesse, com o controle remoto é possível expandir a interatividade, que passa a dividir a tela com o conteúdo da atração, permitindo que os consumidores tenham acesso aos produtos e eventuais promoções. Através de um QR code, eles são direcionados diretamente para a versão mobile do e-commerce da Casas Bahia.

“Há alguns meses, a Globo vem ampliando a experiência das entregas comerciais. Nessa parceria com as Casas Bahia estamos transformando o atendimento ao cliente. O destaque do projeto é despertar o desejo e levar diretamente à conversão”, diz Eduardo Schaeffer, diretor de negócios integrados em publicidade da emissora.

Pipoca e Guaraná!
Uma parceria firmada entre o Guaraná Antarctica e C&A ressuscitou o famoso jingle “Pipoca e Guaraná” em uma linha de roupas inspirada na música que estourou nos anos 90. A novidade estará disponível exclusivamente no aplicativo e no e-commerce da C&A. São 13 itens que fazem uma releitura pop do jingle e vão de vestuário, como moletons, meias e pijamas para o público feminino e masculino, a acessórios como balde de pipoca, copo e suporte almofadado.

Entre as matérias-primas escolhidas, destaca-se a malha de algodão mais sustentável, que traz ainda mais versatilidade aos itens, além de ser uma alternativa ambientalmente mais correta, que visa a redução da pegada hídrica na produção e o uso de tóxicos nocivos ao solo. “Essa coleção materializa a proposta de Guaraná de levar momentos de diversão para os consumidores dentro de casa”, explica Alexandre Lemos, gerente de marketing Guaraná Antarctica.

O comportamento das empresas importa
Em meio a tantas transformações, 80% dos consumidores revelaram que a pandemia mudou a forma como veem o mundo. O que ele compra e a forma como ele vê as marcas também está diferente: 63% deles irão olhar o comportamento de uma empresa durante a Covid-19 antes de comprar seu produto e 62% dizem que os produtos e serviços que antes pensavam que eram importantes não são mais.

Essas constatações fazem parte do estudo “Covid-19 Mindset: A colisão de questões – Segunda Onda”, produzido pela FleishmanHillard. O levantamento foi realizado em sete países, entre 8 e 19 de junho. “As marcas mais do que nunca precisam ser autênticas e vivenciarem os seus valores. Mostrar comprometimento em fazer o certo com compaixão, colocando as pessoas em primeiro lugar e demonstrando paciência e empatia”, explica Alessandro Martineli, diretor geral da FleishmanHillard Brasil.

Foto: Leonardo Almada

Pizzarias aumentam faturamento durante a pandemia

Em recente pesquisa realizada pela Associação Pizzarias Unidas do Brasil, desde o início da pandemia do novo coronavírus, o faturamento de suas filiadas aumentou em cerca de 30%, conforme a região do país. De acordo com o estudo, existem no país 40 mil pizzarias e metade delas operam exclusivamente por delivery, seja por aplicativos próprios ou de plataformas especializadas.

Empresas como a Pizza Prime, maior rede de pizzarias 100% brasileira, registraram crescimento de 27%. O segredo pode estar na estrutura de delivery que foi potencializado na pandemia e no custo do produto, média de R$ 40, que pode ser compartilhada em até quatro pessoas, enquanto um hambúrguer, por exemplo, entre R$ 20 e R$ 30, mas é consumido por apenas uma pessoa.

Números do setor:

•            40 mil é o número de pizzarias em funcionamento no Brasil.
•            360 mil são os postos de trabalho gerados pelo segmento atualmente.
•            R$ 22 bilhões é o lucro anual do setor de pizzarias.

KPMG revela impactos da Covid-19

A “Pesquisa nacional sobre o Impacto da Covid-19 nos Negócios”, feita pela KPMG no mês de junho com empresários de vários setores, mostra que um terço (33%) das empresas do setor de Varejo do Brasil acreditam que o faturamento em 2020 deve diminuir entre 10% e 25%.

“Estes dados estão bem alinhados com o que temos visto no mercado e discutido com nossos clientes. Quando falamos em padrões de retomada, vemos que o varejo alimentar apresenta crescimento, uma vez que este ramo do varejo não teve suas lojas fechadas e tem foco em produtos essenciais. Por outro lado, vemos setores como livrarias e lojas de departamentos que têm desafios maiores para se transformarem e poderem retomar seus negócios”, destaca Fernando Gambôa, sócio-líder do Setor de Consumo & Varejo da KPMG no Brasil e na América do Sul.

Sobre a previsão de faturamento para 2021, a perspectiva é: 44,4% devem aumentar entre 10% e 25%; 22% esperam aumentar até 10%; 22% esperam aumentar mais de 25%; e 11% esperam faturamento muito próximo ao de 2020.

Shoptime lança plataforma com dicas de produtos para a casa

O Shoptime lança hoje (12) o site Diário de Casa (http://www.shoptime.com.br/diariodecasa), uma nova plataforma de conteúdo e comunicação da marca, que tem como objetivo dar destaque para alguns departamentos do Shoptime – casa, beleza e tecnologia – e compartilhar conteúdos que facilitem o dia a dia das pessoas. Os clientes encontrarão dicas de receitas e de decoração, além de reviews, indicações e lançamentos de produtos. O site também terá uma seção dedicada aos bastidores da TV Shoptime, em que os clientes poderão conhecer melhor os apresentadores, o que rola “por trás das câmeras” e conferir entrevistas com os convidados dos programas da TV.

Postado em: Notícias

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