Vendas do comércio têm primeira alta desde março

Junho fechou com variação positiva de 0,1%. Resultado do 2º trimestre, foi pior que o do primeiro

07.08.2019 11:24 por Redação

O comércio brasileiro vive um ano desanimador. Em julho, o volume de vendas subiu apenas 0,1% em relação a junho. Ainda, assim, o resultado deve ser considerado positivo: foi a primeira alta desde março.

O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que indica queda de 0,3% nas vendas na comparação com o mesmo período de 2018. O recuo de 0,3% também foi registrado o segundo trimestre na comparação com o primeiro.
“No acumulado nos últimos doze meses ao passar de 1,3% em maio para 1,1% em junho, sinaliza perda de ritmo das vendas e permaneceu em trajetória descendente iniciada em fevereiro de 2019 (2,4%”), destacou o IBGE.

Segundo o instituto o baixo ritmo da atividade econômica, o desemprego e o alto grau de endividamento das famílias colaboram para o mau desempenho do comércio.

“As famílias estão fugindo das prestações na aquisição de bens duráveis como móveis e eletrodomésticos, e estão direcionando o consumo para alimentos. Então, a queda em hipermercados não significa que as famílias estejam deixando de comprar, mas estão optando por marcas mais baratas. Na farmácia, não dá para fazer isso”, explica a gerente da pesquisa, Isabella Nunes.

Entre maio e junho, as vendas caíram em 15 das 27 Unidades da Federação, sendo a mais forte no Piauí (-10%).

A alta

Segundo o IBGE, a variação positiva das vendas em julho está relacionada ao desempenho hipermercados, supermercados e outros artigos de uso pessoal e doméstico. Tiveram queda as vendas de combustíveis e lubrificantes (-1,4%), móveis e eletrodomésticos (-1,0%), equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-2,4%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,8%).

“Supermercado é uma atividade que se tem um grande poder de substituição de produtos, ou seja, o consumidor troca um produto por outro mais barato, o que acaba impactando na receita do comércio”, explicou a pesquisadora.

Postado em: Notícias

Você pode gostar de:

Inadimplência tem pequena queda e atinge 65,06 milhões de brasileiros, aponta CNDL/SPC Brasil Inadimplência tem pequena queda e atinge 65,06 milhões de brasileiros, aponta CNDL/SPC Brasil
Projeto Conecta Bahia Marketplaces – Faça sua insrição. Projeto Conecta Bahia Marketplaces – Faça sua insrição.
CNDL repudia atos de destruição ocorridos em Brasília CNDL repudia atos de destruição ocorridos em Brasília
FCDL BAHIA E CDL DE ITAPETINGA REPUDIAM AUMENTO DO ICMS DO ESTADO FCDL BAHIA E CDL DE ITAPETINGA REPUDIAM AUMENTO DO ICMS DO ESTADO

Deixe seu comentário

Enviar Comentário

全球第一款ED藥物威而鋼其藥效發揮受到進食情況影響,需要盡量空腹服用。而犀利士則無需顧忌吃了什麼喝了什麼,幾乎不受進食情況影響。浪漫人士必備。